Me enviaram estas dúvidas por email, vamos responder !!!
Quais tipos de aplicativos ou tecnologias existem no mercado para facilitar a comunicação entre moradores e condomínios?
R: Atualmente várias empresas desenvolveram sistemas e aplicativos que facilitam bastante a comunicação entre o síndico e os condôminos. Portaria virtual, sistema de paper view ( controle de correspondências, aluguel de espaços de uso comum - salão de festas, churrasqueiras - reclamações e criticas) dentre outras funcionalidades. Inclusive com cadastro prévio dos condôminos, estes podem se comunicar com o sindico fazer solicitações a administração do condomínio, e por outro lado o sindico pode também enviar avisos e circulares pelo sistema de forma automática.
Como a tecnologia pode auxiliar nessa comunicação?
R: Muito. Apesar de atualmente uma parcela de 25% de condôminos não utilizarem estes serviços, a informação propagada nunca é demais. E pode sem duvida alguma auxiliar na obtenção da transparência na gestão do sindico, item fundamental na sustentação da gestão condominial.
Qual a média de investimento e como ele pode ser amenizado? Seria com a agilidade nos processos de comunicação?
R: Não custa caro implementar um sistema destes em média 500,00 por mês, e seu custeio pode ser incluído no orçamento para rateio da despesa entre os condôminos. A agilidade é importante, porém mais importante ainda será a clareza e a transparência na informação que ficará disponível 24 hs aos interessados.
A comunicação pode ser um fator de atritos entre condôminos e síndicos?
R: É o fator de maior problema para os síndicos. Muitos síndicos são destituídos do cargo e ou renunciam por inúmeras pressões exercidas pelos condôminos simplesmente porque o sindico não informa os atos e fatos de sua gestão.
Um grande Abraço Dr. Condomínio
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