
Pesquisar este blog
segunda-feira, 16 de março de 2020
GESTÃO ÁRIDA

sexta-feira, 13 de março de 2020
SAIBA SE EXPRESSAR

terça-feira, 10 de março de 2020
ACOMODAÇÃO ENGESSADA

segunda-feira, 9 de março de 2020
CANAIS ABERTOS
Seja sempre atencioso com quem te procura, pois ninguém demanda um síndico por nada. Ao receber o condômino e atendê-lo com atenção, certamente você vai ganhar créditos de diversas formas em sua gestão. Esses créditos podem ser decisivos no futuro. Alguns gestores evitam o contato pessoal com os condôminos a título defesa de sua saúde emocional, isso é um grande erro. Ouvir é muito importante, bem como resolver um problema administrativo, dar encaminhamento a algum pedido ou tirar dúvidas sobre questões regimentais, são atitudes simples que poupam criticas e evitam fofocas. Apreço e consideração com os condôminos elevam sua avaliação e ao mesmo tempo, garantem o livre acesso de informação e orientação ao condômino. Deixar os canais de comunicação abertos, inclusive as tratativas pessoais, facilita sua gestão, além de trazer as demandas de forma direta sem interferências ou interpretações distorcidas dos fatos.
sexta-feira, 6 de março de 2020
O ESPETÁCULO CONDOMINIAL

quinta-feira, 5 de março de 2020
A TERCEIRA PLACA CONDOMINIAL

quarta-feira, 4 de março de 2020
TALENTO COM DEDICAÇÃO

terça-feira, 3 de março de 2020
PRESERVE A SUA PAZ

segunda-feira, 2 de março de 2020
CONSISTÊNCIA DE GESTÃO

NÃO DÊ BOM DIA A CAVALO!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
RELÓGIO OU BÚSSOLA?

CRIE SUA PASTA DE "ESPERA"

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
SIMPLES COM AGILIDADE

CAPACIDADE DE IMPROVISAÇÃO

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
FOCO NO CONDÔMINO

SE ADAPTE ÀS DIFERENÇAS

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020
MAPEIE PROFISSIONAIS COMPETENTES

PRESSÕES CONDOMINIAIS - MEDO SIM, PÂNICO NÃO!
Não entre em pânico e muito menos se apavore quando a pressão se instala na sua gestão. Infelizmente as pressões sobre o sindico são muito utilizadas como armas contundentes pelos condôminos covardes e individualistas. É natural que as pressões causem medo e receio no gestor em função da dúvida sobre o resultado futuro que é desconhecido, além de normalmente não revelar no seu escopo de montagem suas verdadeiras intenções. Mas por incrível que pareça, o medo é saudável porque te obriga a refletir com prudência e evita que você tome atitudes precipitadas, mas o pânico paralisa, o torna inerte e isso é muito prejudicial. Entenda os momentos de pressão na gestão condominial principalmente como oportunidades de testar seus limites, pois assim você pode conhecer melhor seu potencial e desenvolver suas competências e habilidades. Procure entender as pressões que acontecem não como um acontecimento ruim e que ocorrerem para complicar o seu dia, mas sim para aprimorar ainda mais seu preparo pessoal e profissional, seus limites e consequentemente sua gestão.
UMA PARTE DA RECEITA DE SUCESSO EM GESTÃO CONDOMINIAL - ALGUNS INGREDIENTES FUNDAMENTAIS
A autoconfiança é essencial para um síndico assumir riscos previsíveis e solucionar demandas com segurança. O autoconhecimento e a autoconfiança estão intimamente ligados, pois a partir do momento em que você se conhece bem, terá muito maior confiança para agir, tomar decisões, improvisar e lidar com conflitos. Não é à toa que os condomínios têm valorizado cada vez mais essas habilidades. Ser autoconfiante é diferente de ser autoritário, porque a autoconfiança precede necessariamente de bastante conhecimento íntimo, em contrapartida, o autoritarismo despreza limites e segue a perigosa linha, o desrespeito. Pratique a autoconfiança na gestão do condomínio demonstrando aos condôminos todo seu conhecimento pessoal e capacidade técnica adicionando nesta rápida receita, uma pitada de sensibilidade com flexibilidade, ingredientes esses, fundamentais para basear as mediações de conflitos e as tomadas de decisões assertivas.
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
FLEXIBILIDADE INTELIGENTE

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
SEJA SEMPRE UM SINDICO QUE TRANSMITA EMPATIA

O SÍNDICO E A PRESTATIVIDADE

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
A POLIVALÊNCIA DO SÍNDICO
Atualmente um síndico seja ele orgânico ou profissional necessita ter amplo conhecimento na sua área de atuação em gestão condominial. Mas isso não é suficiente e você sindico não pode se acomodar e parar por aí. Ser interdisciplinar é conseguir transitar por temas e áreas diferentes daquela de sua formação original e é de suma importância nos dias de hoje. Muito diferente da teoria que os condôminos acreditam de que os problemas na gestão de um condomínio são simples e de fácil solução. As mais variadas situações surgem em um formato complexo, com muitas questões envolvidas, e você precisa lidar com cada uma delas de forma singular. Por isso, invista em cursos de gestão de condomínios, participe de eventos da área condominial, leia tudo que puder e se aperfeiçoe sobre aquele assunto que você conhece pouco ou até desconhece. Os condomínios em suas assembleias estão exigindo cada vez mais uma visão integrada do gestor e mapeando profissionais que entendam as diferentes etapas de um processo de gestão condominial e ainda que proporcionem qualidade, conhecimento e polivalência.
INICIATIVA DE GESTÃO

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
QUER AMENIZAR AS PRESSÕES NA SUA GESTÃO CONDOMINIAL? - DIVULGUE INFORMAÇÕES CONSTANTEMENTE
Muitas vezes a gestão do síndico não é visualizada e muito menos compartilhada com os condôminos por falha do próprio gestor. Para diminuir a intensidade das pressões, a divulgação de atos e fatos da gestão como um todo, desde que com uma frequência bem elaborada, é um dos fatores principais. Divulgar situações corriqueiras como manutenções preventivas e corretivas ou questões polêmicas por meio de circulares ou pelos canais de contato da gestão faz toda a diferença. Dê ênfase na comunicação principalmente sobre aquelas "notícias" que andam sendo o assunto predileto da posição nos corredores do condomínio, porque esclarece as dúvidas e desarma os fofoqueiros. Nada melhor que a informação correta devidamente comprovada por documentos e no momento certo! Comunique-se com sabedoria e reduza as pressões!
PERSUADIR COM INTELIGÊNCIA - AVANCE EM SUA GESTÃO COM HABILIDADE

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
ANÁLISE CRÍTICA DE GESTÃO
O mercado condominial busca há alguns anos, síndicos com análise crítica em suas gestões. Fazer uma autoanálise é reconhecer erros, admitir falhas e aceitar críticas. Saber entender que nunca acertamos o tempo inteiro e absorver as críticas construtivas, transforma uma gestão. Estas críticas avaliadas com os devidos critérios técnicos, podem contribuir com melhorias de gestão e aprimoramento de procedimentos. Querer que suas qualidades sejam reconhecidas pelos condôminos afaga o ego, mas aprimorar os defeitos de caráter e de suas ações leva ao crescimento pessoal e profissional. Identificar as nuances no ambiente macro da gestão condominial, ou seja conviver com poucos elogios e muitas críticas faz parte do show condominial, a grande diferença depende da interpretação do síndico na análise do cenário que envolve a gestão do condomínio agindo com inteligência nas reações subjetivas da aplicação das respostas e na percepção de absorção das críticas.
A INTEGRIDADE DO SÍNDICO
Uma das características mais importantes para um gestor condominial que pode até parecer óbvio à primeira vista, é a sua integridade. O síndico íntegro seja ele profissional ou orgânico, é aquele que cumpre prazos, que dá retorno para os condôminos, que honra a confiança a ele depositada e que não foge dos desafios propostos. Ser íntegro significa na prática condominial não se diminuir diante de pressões de condôminos, estar pleno em suas convicções e ideias de gestão, além de permanecer intacto em seu caráter pessoal mesmo diante de tantas situações constrangedoras. Integridade no universo condominial pode se entender como sinônimo de honra e pureza de essência, daqueles que se tornam ícones no seu mercado e profissionais diferenciados e respeitados.
MANDATO VENCEU? - EX-SÍNDICO, NÃO CONVOQUE A ASSEMBLEIA!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
O PAPEL DO SÍNDICO NO CANCELAMENTO DE UMA ASSEMBLEIA
O síndico não tem autonomia para encerrar uma assembleia por imposição de sua vontade pelo simples fato de que, após convocada com a antecedência legal, torna-se efetiva pelos preceitos definidos e somente os presentes em maioria tem este poder. A arbitrariedade unilateral do gestor traz consigo inúmeras consequências a gestão de um condomínio, tanto administrativas quanto legais. Mesmo quando ocorrem casos de instabilidade de ânimos ou comprometimento na segurança na assembleia, unicamente os presentes decidem por sua continuidade ou não. O síndico neste caso especial, deve se revestir da condição de mais um condômino presente, e cumprir fielmente as normas previstas na convenção conforme vontade da maioria.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
KIT DE BOAS VINDAS AO CONDÔMINO - UMA ATITUDE INTELIGENTE DE GESTÃO

PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA - DEIXE MARGEM PARA OS IMPREVISTOS
Depois de tudo lançado em sua previsão orçamentária, considere uma margem de sobra (verba entre 5% e 10% do total do orçamento). Imprevistos sempre acontecem e você não estará descoberto para pagar consertos de vazamentos inesperados ou substituição de algum equipamento, por exemplo. Portanto crie uma rubrica muito importante, as "despesas não previstas". Essa conta deve suprir o excesso de quaisquer contas orçamentárias que eventualmente durante a gestão extrapolem os recursos previstos podendo seu saldo não utilizado ser aproveitado no orçamento seguinte.
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
A ELABORAÇÃO DE UM CALENDÁRIO FINANCEIRO PARA SEU CONDOMINIO
Um calendário financeiro é a melhor forma de identificar visualmente quais as principais épocas de aumento de receitas, das despesas sazonais e de escassez de recursos de seu condomínio. Dessa forma, a sua gestão pode realizar um planejamento mensal que contemple essas épocas, organizando todos os pagamentos. Identificar a sazonalidade das suas contas é uma importante razão para elaborar um calendário financeiro. Ter clareza das principais épocas de dificuldades de sua gestão condominial, organiza a administração do orçamento e ajuda nas tomadas de decisões!
COMO DEVE SER APRESENTADA E ORGANIZADA A PASTA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO CONDOMÍNIO?
Atualmente muitas empresas contábeis e administradoras disponibilizam aos condomínios uma pasta virtual de prestação de contas em portais na internet, mas isso não eximi a elaboração da pasta física para arquivo, para consulta dos condôminos e ainda em função de exigências legais e fiscais. É recomendado que as pastas sejam organizadas com acessibilidade e divididas em seções individualizadas de receitas, despesas, posição de inadimplentes atualizada e demonstrativos gráficos das movimentações financeiras e administrativas. Se você ainda não conhece o OFFICE BOOK - ABAS INTELIGENTES da JR OFFICE, precisa conhecer! Além de extrema facilidade para análise e conferência da documentação, a pasta apresenta informações claras e prestigia a checagem dos leigos. É uma ferramenta fundamental para o sucesso da gestão condominial. Inclusive é muito bem recomendada pelos conselheiros fiscais.
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020
CRIE E DEFINA ESTRATÉGIAS COM SUA ASSESSORIA CONTÁBIL
Sua contabilidade deve estar envolvida a partir do zero de seu planejamento. O conhecimento e experiência técnica em finanças e gestão contábil serão essenciais para elaborar uma inovadora estratégia financeira para o próximo nível de gestão administrativa. Trazer novas aspirações financeiras de médio e longo prazo para a sua gestão condominial, criando outras fontes de receitas e administrando o orçamento com austeridade são fundamentais para o sucesso da sua gestão. O trabalho de sua contabilidade é descobrir o que é necessário para que essas aspirações se tornem realidade. Durante todo o processo de transformação, sua assessoria contábil deve estar sempre ao seu lado para monitorar o processo de implantação e fornecer suporte técnico e profissional necessário. A hora é agora!
AUSÊNCIA DE CONFIANÇA
A falta de confiança na gestão condominial ocorre quando os membros da sua gestão (subsíndico e conselheiros) ficam relutantes com suas decisões e se mostram vulneráveis no apoio à sua gestão. Essa posição os leva a não admitir mudanças em questões contrárias aos seus pensamentos. Admitir seus erros e fraquezas é muito difícil, pois é muito mais simples apontar falhas dos outros. Construir uma base de confiança com ponto de vista fundamentado e coerente pode otimizar as decisões e convergir para a concordância da maioria.
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020
Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa permite controlar os recursos financeiros e as rubricas do orçamento aprovado em assembleia, além de verificar se existe dinheiro suficiente para as manutenções preventivas ou aquisição de algum equipamento. Também serve para basear uma prestação de contas detalhada, com informações completas e que podem ser utilizadas para entender como estão os gastos e que medidas podem ser tomadas para que sobrem recursos. As vantagens da utilização do fluxo de caixa são inúmeras e, além de organizar as suas finanças, ele permite que o processo de tomada de decisão seja rápido e eficiente.
Assinar:
Postagens (Atom)